Oi, gente! O post hoje é longo, mas tá bem legal pra quem quer ficar por dentro das tendências.
Na terça-feira tive oportunidade de participar da 25ª edição do WGSN SPFW. Gosto muito de acompanhar esses estudos de tendências. Quando acontecem os lançamentos das cores do ano, um evento bem parecido é realizado. E, por mais que tudo pareça uma viagem muito maluca, todo estudo é baseado em uma visão global do que está acontecendo ou que está pra acontecer. Afinal, esses grupos se dedicam integralmente, o ano inteiro, pra apresentar as tendências que serão ditadas num futuro próximo. E, sério, é muito legal e interessante.
Assisti uma palestra com as macrotendências em relação ao comportamento e estilo de vida e outra específica pra casa.
A WGSN afirma que, em 2018, o mundo não será como conhecemos hoje. As pessoas e empresas vão apertar o botão “reiniciar” e redefinir como vivemos, como projetamos e como negociamos no mundo todo e, isso, claro será refletido em como moramos. Eles aproveitaram a semana da São Paulo Fashion Week para apresentar as quatro macrotendências que vão pautar a vida e os negócios em 2018. Se liga:
Vida Terrena – as pessoas começam a buscar um relacionamento mais visceral com a natureza. “A natureza não precisa das pessoas. As pessoas precisam da natureza” Aqui agrupam-se vários comportamentos, como a necessidade da autossuficiência, de cuidar e se conectar com a natureza, da admiração pela ciência e de valorizar o que é natural – alimentos, tecidos e produtos de beleza.
Noturno – valorizar a noite e também a escuridão de sentimentos, como o pessimismo e a melancolia, pode ser um fator positivo. A obrigatoriedade de ser feliz o tempo inteiro começa a mudar. Passar por momentos de vulnerabilidade pode ser um grande passo.
Design Substancial – os consumidores contemporâneos desejam que a sustentabilidade seja um padrão da indústria e não uma estratégia de marketing. O design não deve apenas ser bom, ele também deve ser um bem maior. Quando alguém comprar um produto, o desejo é que ele agregue valor à suas vidas ao invés de só ocupar espaço.
Infusão – essa tendência surge com um questionamento: como a tecnologia está nos moldando e como estamos moldando a tecnologia? A infusão vem mostrar que humanos e máquinas estão, pouco a pouco, se convergindo e haverá uma pressão para que trabalhem juntos.
Outra questão abordada foi a importância que a geração Z trouxe, e traz, para os dias atuais, e como eles vão influenciar a maneira de consumo e comportamento daqui pra frente. É preciso olhar pra essa geração com atenção, afinal, eles são completamente diferentes das gerações passadas.
Mas, vamos ao assunto principal: CASA. Quais são as tendências para 2018 ?
1- Na nova era onde o bem estar é o maior símbolo de status, o cuidado com a saúde e o corpo passam a integrar a decoração e representar este novo estilo de vida.
COMO?
Bicicletas, skates, pranchas de surfe e circuitos funcionais à mostra refletem o desejo de celebrar estas atividades.
2- Em casa buscamos também nos reconectar com nós mesmos e o design nos auxilia a encontrarmos válvulas de escape, por isso, teremos verdadeiros spas nos banheiros.
COMO?
Transformando áreas mais privativas, como o banheiro, em ambientes maiores. A busca pela conexão, descanso e momentos sozinhos serão valorizados.
3-Valorizar cada vez mais as varandas como espaços multifuncionais, sem paredes, que misturam outdoor e indoor. A ideia é deixar um pouco pra lá o espaço gourmet.
COMO?
Experimente fazer dela um home office. Trabalhar com uma boa paisagem, claridade natural e ar fresco celebra a sensação de vida ao ar livre.
4- Com o aumento da popularidade de aplicativos de aluguel de casas, como Airbnb, vemos o fortalecimento do fenômeno da casa aberta: o interesse crescente pela vida normal, real e uma abertura para transparência e honestidade traz a casa como protagonista novamente.
COMO?
A tendência é que cada vez mais as pessoas façam as coisas dentro de casa. Um almoço, um jantar, um encontro com amigos se torna muito comum. A ideia é ter entretenimento em casa. Convidar um chef de cozinha para fazer um jantar ou um sommelier para fazer uma degustação de vinhos já tem acontecido e a tendência é que isso se torne um hábito comum. Sua casa passa a ser o próprio entretenimento junto aos amigos ou família.
5- Ao invés de ambientes perfeitos e planejados milimetricamente, a casa demonstra o estilo de vida e a personalidade daqueles que moram ali. Momentos, histórias e a sensação de aconchego são valorizados.
COMO?
Ter na decoração objetos que retratem sua história de vida. Pode ser um móvel antigo com valor afetivo ou até um painel com álbum de fotos. Isso faz com que quem entre na sua casa conheça um pouco daquilo que você é. Uma casa com filhos é também feita para os filhos. Agregue elementos que façam a criança se sentir parte da casa, como por exemplo colocar um balanço na sala. Esqueça a perfeição da casa sempre arrumada, deixe ela ser e mostrar aquilo que você é no seu dia a dia. Afinal, nossa casa não tem que ser um cenário de novela.
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Beijinhos
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